Pesquisar no site


Avanços do laser nos tratamentos dermatológicos

18/07/2009 01:39

Laser

Tratamentos para depilação definitiva, olheiras, manchas, vasos, estrias, cicatrizes, envelhecimento

 

Os avanços do laser nos tratamentos dermatológicos

Com o advento do laser, nos tratamentos dermatológicos, uma nova luz no fim do túnel surgiu para aquelas pessoas que buscavam recursos mais precisos e rápidos para eliminar diferentes lesões de pele.

Antes de falarmos das diversas aplicações do laser, vale mencionar o significado da palavra que define bem a sua ação: Ligth, Amplification, by the Stimulated Emission of Radiation, ou seja, trata-se de uma luz estimulada por emissão de radiação.

A grande característica do laser, que o diferencia de outros aparelhos para tratamentos de pele, é que ele tem a possibilidade de ser específico. Até então, os outros aparelhos utilizados nos tratamentos dermatológicos (bisturí elétrico ou os aparelhos que queimavam a lesão a frio), queimavam a lesão - manchas, verrugas, etc-, de uma forma não específica, pois atingiam a área em volta dela, constituindo-se num grande problema para os dermatologistas. Justamente por isso, esses métodos não eram indicados nos tratamentos em crianças, porque agrediam os tecidos em volta das lesões.

Já o laser trabalha através de um método denominado fototermólise seletiva, onde a luz vai interagir especificamente com uma cor chamada cromóforo. Pode-se citar como exemplo, o caso de hemangiomas (manchas vermelhas que aparecem ao nascimento), onde o laser procura o pigmento vermelho atingindo somente a lesão, não atingindo a pele vizinha. No caso de manchas escuras, provocadas por melanina, a luz agride o pigmento marrom provocando menos reação e menor tempo de recuperação.

Com esse recurso, consegue-se que a luz, quando estiver chegando na pele, seja especificamente e intensamente atraída por aquela cor, possibilitando que a luz agrida somente a estrutura que se deseja e muito pouco a estrutura vizinha.

Esse foi sem dúvida, o grande avanço do laser nos tratamentos dermatológicos: mais especificamente e melhor resolução para aquela lesão que você esta querendo tratar, com menos agressão aos tecidos vizinhos. Além disso, o processo de cicatrização é mais fácil e rápido.

Portando, o laser permite uma grande gama de utilização nos tratamentos dermatológicos destacando-se as manchas vasculares - onde a luz interage com a cor vermelha -, ou lesões pigmentadas escuras (de marrom para preta), onde se programa a especificidade para a cor
marrom.

Laser para eliminar pelos

Com a chegada dos lasers surgiu, também, uma nova possibilidade de se eliminar os indesejáveis pelos femininos, que tantos transtornos trazem às mulheres.

A ação do laser nesse caso está relacionada com a sua afinidade pela cor escura do pêlo, que é bastante forte na raiz. Em razão disso, o laser não atinge pelos brancos ou pelos muito claros, tornando impossível, com a tecnologia disponível, atingir os pelos que não tenham pigmentação escura.

Para atingir a raiz do folículo piloso (escuro) o laser tem que atravessar as camadas mais superficiais da pele. E, nesse trajeto, ele pode ter afinidade por outras estruturas pigmentadas (escuras), como é o caso da célula da pigmentação, denominada melanócito e que produz a melanina.

Por isso, é mais difícil a depilação definitiva em paciente de pele morena ou negra. Em contrapartida, quanto mais contraste houver entre a pele(branca) e o pelo (escuro), melhor será o resultado geral da depilação. Peles muito claras, com pelos grossos e escuros, apresentam resultados mais satisfatórios com a depilação a laser.

Vale destacar, que a depilação a laser não pe definitiva com uma única aplicação. Isso ocorre porque não há agressão suficiente no bulbo em crescimento e, muitas vezes, ele consegue regenerar-se. Assim, numa determinada área pode ser necessário um número maior de sessões. Em geral, a virilha, axila e pernas precisam de quatro a seis sessões.

Após uma sessão de laser o pelo demorará cerca de dois a seis meses para voltar, dependendo do tipo de pele, cor e espessura do pelo e tipo de aparelho. Convém lembrar que após uma sessão de laser o pelo sempre volta enfraquecido e, portanto, mais fino.

A depilação definitiva dos pelos, a partir do laser atinge um patamar muito mais adequado, sendo um alento para o tratamento de hirsutismo (aumento de pelos) e também pelos encravados.

Laser nos tratamentos do rosto

Como se pode observar o laser é realmente a grande descoberta dos últimos tempos para o sucesso dos tratamentos dermatológicos, de maneira geral. Atualmente, existem lasers, considerados mais modernos que vem sendo utilizados para tratamentos de rejuvenescimento da pele do rosto ou resurfacing. Nesse tipo de laser a interação é feita com a água. A luz é jogada na pele e vai em busca da água. O processo é simples, pois o laser queima a pele através da vaporização da água. Além disso, é um laser pulsátil, onde o tempo de pulso é menos, fazendo com que seja respeitado o tempo de relaxamento de determinada estrutura, com excelentes resultados. Ele só atinge o ponto que se deseja sem lesar a pele vizinha.